O que é outsourcing?


Outsourcing (ou em bom português, terceirização) é transferir tarefas, operações, trabalhos ou processos para uma força de trabalho externa, contratando terceiros por um período de tempo determinado. As empresas geralmente fazem isso para reduzir custos ou melhorar sua eficiência. As funções terceirizadas podem ser desempenhadas por fornecedores no local ou remotamente.
O outsourcing pode ser usado para qualquer posição, mas hoje vemos empresas usando para funções não fundamentais — aquelas cujo objetivo é fornecer suporte à infraestrutura central da empresa ou auxiliar nas operações diárias.

Outsourcing: vantagens para empresas.

A terceirização tem o potencial de liberar dinheiro, pessoal, instalações e tempo, o que resulta em economia de custos de mão de obra, impostos, energia e produção.
As empresas podem empregar estratégias de outsourcing para focar nas principais competências do negócio. Isso permite que mais recursos sejam investidos no que fazem bem, melhorando a eficiência e aumentando a competitividade.
A produção pode ser simplificada e o tempo de produção reduzido, diminuindo os custos operacionais.
As funções que uma empresa não realiza geralmente são terceirizadas para organizações externas que têm competência nessas atividades, beneficiando a contratante por meio do gerenciamento adequado das funções.