Gestão e governança de TI.
A governança de TI integra-se às boas práticas de gestão. Dessa forma, a empresa ganha uma capacidade maior de atingir os seus objetivos e otimizar o seu ambiente de trabalho.
Nesse sentido, a definição de uma estratégia unificada de governança aumenta a confiabilidade dos dados internos. Além de reduzir as chances de fraudes e problemas de segurança ocorrerem.
Como consequência, o gestor terá mais controle sobre os processos internos e poderá garantir um nível de qualidade maior para os processos do negócio.
A disseminação de boas práticas será simples, tornando o negócio competitivo.
Qual o papel da governança de TI no ambiente corporativo?
A governança de TI é um conjunto de processos, estratégias e metodologias implementado pelo setor de TI para alinhar as práticas do setor com os objetivos do negócio.
Ela permite que os profissionais da área atuem lado a lado com líderes de outras equipes.
Assim podem buscar uma cadeia operacional mais eficiente e uma infraestrutura que seja capaz de auxiliar as principais rotinas da companhia.
Uma política de governança de TI sólida deve ter como foco os seguintes fatores:
- Alinhar a infraestrutura de acordo com o perfil do negócio e os seus objetivos a médio e longo prazo;
- Fazer o melhor uso possível dos recursos disponíveis, com um custo financeiro baixo e mais agilidade;
- Ter uma infraestrutura robusta e protegida contra ataques;
- Manter todos os sistemas e dispositivos com alto índice de produtividade.
Para que esses objetivos sejam alcançados, o setor de TI terá um planejamento contínuo.
Todos os objetivos e métricas serão alinhados regularmente com outras áreas. Assim, a governança sempre estará adaptada ao cenário do mercado e as necessidades da empresa.